Um compromisso meu e muita chuva o dia todo fizeram com que nosso tempo de jogo nesta segunda ficasse bastante reduzido. Com isso, acabamos jogando somente uma partida de Arkadia e uma de Steam.
Aqui estamos nós jogando Arkadia. (Eu, Marcelo, Camila, Mauricio, na ordem de imagem.) Só a Camila não conhecia. Mas ela é exigente como eu e só gosta de um jogo a cada cinco que experimenta!
Ela achou Arkadia "bonzinho". Ou detestou e apenas quis ser simpática. Com o tempo esperamos fazê-la gostar mais, já que é um dos preferidos de mim e do Mauricio.
Na verdade estamos apenas começando. Foi minha segunda partida. Eu, que costumo levar em conta o ranking do BGG, não sei por que ele está apenas na posição 193. É bonito, rápido, com uma mecânica inteligente. Sabe qual deve ser o "problema" dele? Não tem um monte de predinhos com poderes diferentes. :-p
Eu comparo Arkadia ao tipo de jogo que é o Samurai. Em ambos é mais comum você precisar evitar dar a jogada pronta para o adversário seguinte do que você tentar fazer realmente alguma coisa. Porém em Arkadia as oportunidades vão aumentando ao longo do jogo, enquanto em Samurai elas vão diminuindo.
Com a Camila jogando para conhecer, esta partida não será rankeada. Fica abaixo o resultado:
1. Paulo, 99 ouros
2. Camila, 87 ouros
3. Mauricio, 72 ouros
4. Marcelo, 51 ouros
Aqui estamos jogando Steam. O Mauricio foi embora e chegou o Thomas. Thomas, Camila, eu e Marcelo na foto.
Esta foi a primeira partida de Steam dos jogólatras - e já rankeada. Usamos o mapa montanhoso e foi duríssimo. Este jogo é o preferido do Thomas, provavelmente porque ele sempre ganha! Mas havemos de chegar lá.
O Thomas ficou brigando com o Marcelo de um lado, enquanto eu me engalfinhava com a Camila de outro. Acredito que subestimei a importância dos leilões nas rodadas iniciais, e acabei ficando irrecuperavelmente para trás.
O resultado e a pontuação para ranking:
1. Thomas, 50 pontos
2. Camila, 46 pontos
3. Marcelo, 39 pontos
4. Paulo, 31 pontos
Pontuação atual [Steam]
1. Thomas, 4 pontos
2. Camila, 2 pontos
Abaixo uma foto especial chamada "Thomas emburrado porque não deixaram ele fazer um loop de mercadorias". Que, obviamente, é ilegal de acordo com as regras. :-p
terça-feira, 27 de outubro de 2009
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Dia 2
Antes de a Camila chegar, Marcelo e eu conseguimos jogar mais uma partida de Battle Line. Estamos pegando o jeito e foi mais rápida que as anteriores. Ganhei conquistando 3 bandeiras em sequência - acho que o Marcelo se descuidou um pouco nesse detalhe.
Pontuação atual [Battle Line]
Paulo Santoro - 6 pontos
Marcelo Antunes - 2 pontos
Finalmente fui convencido a jogar Le Havre, e não me arrependi. Tinha medo de que fosse detalhista como o Agricola, mas não é bem o caso. Aqui a profundidade está nas opções, e o jogo é bem claro logo na primeira partida. Só demora um pouco para conhecer os diferentes prédios — mais ou menos como ocorre com quem joga Caylus ou Puerto Rico pela primeira vez.
Tanto é verdade que, sendo o único novato, não fiz tão feio: a Camila ganhou com 126 pontos, o Marcelo ficou com 123 e eu fiz 116.
Com novato na parada, não valeu para o ranking, mas prevejo muitas partidas em breve!
Para terminar a noite, nada melhor que um Dominion. Com 46 pontos, venceu o Marcelo, fechando assim uma "noite de compadres", em que cada um de nós ganhou um dos jogos. Eu fiz 38 pontos, e a Camila, 35.
As cartas foram escolhidas por sorteio, incluindo Intrigue e cartas promocionais. Usamos as seguintes:
Cellar / Chancellor / Shanty Town / Masquerade / Smithy / Mine
/ Trading Post / Laboratory / Tribute / Harem
A Camila usou muito Laboratory, Shanty Town e Tribute, conseguindo até girar todo o deck. Acho que acabou não funcionando porque ela tinha pouco tesouro na mão. Eu usei muito Shanty Town, tinha boas moedas, mas no fim não deu.
Pontuação atual [Dominion]
Marcelo Antunes - 3 pontos
Paulo Santoro - 1 ponto
Camila Alonzo - 0 ponto
Marcadores:
Battle Line,
Dia de Jogo,
Dominion,
Le Havre,
Ranking
terça-feira, 13 de outubro de 2009
Jogólatras em ação
No feriadão não tem Jogolatria, mas domingo foi dia de Sidão & Camila.
Thomas, Sidão, Júlio, Leonardo e eu. Eram todos novatos em Arte moderna, e eu devo ter ensinado muito mal, pois ganhei de lavada! :-)
Eu, Fausto, Marcelo Antunes e Júlio jogando Container. E mais um jogo mal explicado... :-)
No Shogun, Marcelo, Júlio, eu e Fausto. Desta vez, quem ganhou foi o Marcelo! Ô sorte!
Thomas, Sidão, Júlio, Leonardo e eu. Eram todos novatos em Arte moderna, e eu devo ter ensinado muito mal, pois ganhei de lavada! :-)
Eu, Fausto, Marcelo Antunes e Júlio jogando Container. E mais um jogo mal explicado... :-)
No Shogun, Marcelo, Júlio, eu e Fausto. Desta vez, quem ganhou foi o Marcelo! Ô sorte!
terça-feira, 6 de outubro de 2009
Ontem não deu
Infelizmente tivemos diversas baixas, algumas delas repentinas, e não foi possível jogar nenhuma partida "válida" ontem.
Apenas Camila e eu estivemos presentes. Jogamos uma partida de Battle Line, que venci matando 3 bandeiras seguidas. Não valeu porque era a primeira partida dela com as cartas táticas.
Em seguida jogamos Tigris e Euphrates. Foi muito legal como de hábito. Venci por 23 a 18, mas também não vale para o ranking (o jogo é para 3 ou 4 pessoas).
...
sábado, 3 de outubro de 2009
O ranking de cada jogo
Os Jogólatras terão um ranking por jogo e um ranking global. É cedo para pensar no global: a pessoa terá que jogar pelo menos uns 10 jogos diferentes para ter direito a ele (e talvez umas 2 ou 3 vezes cada jogo).
Para o ranking por jogo, iniciaremos assim.
O vencedor de uma partida marca, em pontos, o número de jogadores que participou daquela partida. Assim, o vencedor de Puerto Rico marcará sempre 4 pontos, pois só o jogaremos com 4 participantes.
O segundo colocado marca sempre 2 pontos a menos que o vencedor. Os demais não pontuam. E dá pra perceber que, nos jogos de 2 pessoas, o segundo não faz nenhum ponto também.
Em seguida deve-se obter a média de cada jogador. Divide-se o número de pontos pelo número de partidas jogadas.
Essa será a pontuação final do jogador caso ele tenha pelo menos 10 partidas realizadas. Se tiver menos, será subtraído 0,1 ponto por partida abaixo de 10.
Exemplos:
JOGADOR A: 32 pontos em 12 partidas
Média = 2,7 = pontuação final
JOGADOR B: 12 pontos em 4 partidas
Média = 3
Faltam 6 partidas para inteirar 10, penalidade de 0,6.
Pontuação final = 2,4
Um jogador entra no ranking depois de ter participado de 3 partidas válidas.
Um jogador sai do ranking se ficar 90 dias sem participar de nenhuma partida válida. Para voltar ao ranking (mantendo a pontuação antiga), deve jogar 2 partidas válidas em um intervalo máximo de 30 dias entre elas.
...
Assinar:
Postagens (Atom)